Pular para o conteúdo principal

 

Ano Novo Chinês 2023 - Ano do Coelho de Água Yin



Pelo olhar da Astrologia Oriental Chinesa, no dia 3 de fevereiro bem pertinho da meia-noite, entrará uma nova energia planetária que demarca o nosso Ano Novo pelas características do signo do Coelho juntamente com o elemento Água com sua polaridade Yin, preponderante na sua constituição.

Nesse novo ano de 2023 entra em cena as energias do signo do Coelho de Água Yin e as principais características que delimitam esse signo são:

·         a diplomacia

·         a sensibilidade

·         indulgência

·         o modo criativo de lidar com as situações

Todas essas características são favoráveis para evitar disputas e atritos desnecessários. No manual do horóscopo chinês, a autora Theodora Lau aponta que é preciso ter cuidado para não nos entregarmos a indulgência excessiva, pois “a influência do Coelho tende a estragar aqueles que gostam de um conforto exagerado, debilitando assim, sua eficiência e senso de dever.” Dessa forma, essas tendências também podem ser refletidas nesse novo ano, empenhando uma desaceleração importante em todos os âmbitos em relação ao ano do Tigre de 2022 que estaremos até fevereiro de 2023. As regras e ordenações estarão mais relaxadas e o cenário mais calmo.

 

2023 – Uma parada importante para recuperar o fôlego do ano do Tigre que passou

Será favorável uma parada para recuperar o fôlego e estimular a percepção do novo momento energético  que virá. O alinhamento entre as influências externas com nossa energia pessoal interna requer movimentos mais suaves e mais atentos para o aproveitamento dessa dinâmica diferente.

 

A regência do Elemento Água no Novo Ano de 2023

Sob a regência do elemento da Água com sua polaridade Yin, assim como tivemos a comunicação como ponto marcante em 2022, teremos também esse ano, no entanto, a diferença é que as relações comunicativas serão mais direcionadas para os aspectos mais íntimos, a comunicação será intrapessoal e mais reflexiva consigo mesmo.

Assim, os processos meditativos e de autoconhecimento serão mais estimulados e acionados de forma natural e fluida, como o movimento da própria Água demanda em seu aspecto saudável, com sua sabedoria de contornar obstáculos e adversidades sem bater de frente.

A atenção é para que esse equilíbrio saudável do movimento da Água esteja na maioria das vezes reverberando à nossa volta, caso contrário, há tendência para que os aspectos emocionais relacionados à depressão e ao isolamento aconteçam mais nesse período.

 

A diferença de datas para o início do Ano Novo

A diferença de data para determinar o início do ano novo se dá pelo motivo do calendário oriental chinês ser diferente do nosso calendário ocidental, o nosso calendário, chamado calendário Gregoriano não se baseia em nenhum marco astronômico ou sazonal, como o calendário oriental chinês, que considera os ciclos naturais e segue os padrões de movimento do sol e da lua, por isso são chamados de calendário lunissolar, que hora se utiliza o calendário solar, ora o lunar.

O calendário solar considera o movimento de translação da Terra e seu giro em torno do Sol e sua data de início tem pouca variação, acontecendo sempre nos dias 3, 4 ou 5 de fevereiro. Este calendário é utilizado na Astrologia Chinesa chamada Ba Zi, que é a referência de análises e previsões feitas em um estudo de constituição de energia pessoal em um Mapa, e também é usado para o Feng Shui, técnica de harmonização ambiental empregada por especialistas e pesquisadores dessa arte.

O calendário lunar se refere às fases da lua, procura a Lua Nova mais próxima à primavera para iniciar um ano novo e é mais flexível, assim, sua data de início varia entre 21 de janeiro 21 de fevereiro. As festividades tradicionais do ano novo chinês utilizam essa referência, e a Astrologia Chinesa conhecida como Zi Wei, rica em seus padrões metafísicos, considera esse calendário para seus cálculos e análises também realizados em Mapas e estudos.

 

Conheças as bases da Astrologia Oriental Chinesa

A astrologia chinesa concentra-se em signos com nome de animais, cada ano é representado pela energia de um desses animais e a cada ciclo terminado de 12 animais diferentes se inicia um novo repetindo desde o primeiro animal.  Os signos chineses são: o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cachorro e o javali, também conhecido como porco. A astrologia ocidental usa signos mensais com base nas 12 divisões do zodíaco. São eles: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Cada estudo astrológico tem seus arquétipos para sua interpretação e olhar para o mundo. A astrologia chinesa considera nesse aspecto, os Cinco Elementos conhecidos da Medicina Tradicional Chinesa que são a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água como constituintes de toda a criação universal. Além disso, trazem as combinações entre eles como características que influenciam cada um dos signos. Dessas combinações, há ainda as polaridades Yin e Yang adicionando mais informações na interpretação das coisas e também para cada signo e sua constituição de energia.

O Yin e o Yang é um conceito que vem do taoísmo e reflete a dualidade das coisas existentes no universo, na qual se apresentam com duas forças que são consideradas opostas, mas que na verdade se complementam em sua manifestação. Podemos dar o exemplo do dia enquanto princípio da energia Yang, vibrante e iluminada, e a noite, enquanto princípio da energia Yin, introspectiva e escura. Ainda caracteriza-se Yang uma energia de atividade e criação, e o Yin como energia de passividade e conservação.

As análises dessa astrologia podem ser feitas tanto para datas e horários selecionados, quanto a constituição energética pessoal, assim, é possível fazer um estudo de mapas tanto de um período desejado quanto de uma pessoa, no qual apresenta informações muito ricas que além das previsões, analisa sobre as tendências de personalidade, assim como conhecer os melhores modos de conduzir os acontecimentos da vida estando em equilíbrio e sintonia com sua energia interna. Também são descritos com a leitura e interpretação desse estudo aspectos emocionais evoluindo até no âmbito espiritual.

 

As tendências de ocorrências e previsões para cada signo chinês em 2023

Para os nativos de Rato

Pela presença do elemento Água em sua constituição de energia ser intensa, nesse ano de 2023 no qual também a presença do elemento Água se evidencia, a atenção é para que os processos emocionais sejam bem cuidados e estruturados de modo que consiga acontecer de forma mais equilibrada possível, pois a energia da Água pode desencadear deslizes importantes nesse aspecto, ocasionando eventos e acontecimentos com intensidade emocional e causar tanto excesso de padrão emocional, quanto a falta deste.

Cuidados a serem tomados: A comunicação será favorecida nesse período, dessa forma, aproveite para usar a expressão de forma saudável e alinhada com seu sentir e suas emoções.

Para os nativos de Boi (ou Búfalo)

Nesse novo ano, eventos deverão ocorrer para você mesmo que não esteja esperando, a fluidez da Água trará uma condição de movimento no seu terreno que sempre foi mais concreto e demarcado para os nativos desse signo.

Cuidados a serem tomados: Será um ano que exigirá o poder de adaptabilidade em seu modo de conduzir as situações, aproveite para exercitar a adaptação de um novo formato nos âmbitos mais estruturais da sua vida, pois ele pode se transformar de maneira surpreendente para você.

Para os nativos de Tigre

Aproveite esse novo período com a entrada de um signo que propõe uma dinâmica menos intensa e mais suave e dê uma pausa na correria quase natural que costuma se apresentar na sua própria dinâmica do cotidiano. Será um período para recarregar energias principalmente para os nativos desse signo, desde que consigam dar atenção para si mesmo e estabelecer prioridades na condução das suas escolhas.

Cuidados a serem tomados: Procure harmonizar a fluidez na sua expressão e no seu modo de se comunicar, dessa forma energia da Água nesse ano terá a função de nutrição energética para você, facilitando esse processo.

Para os nativos de Coelho

Como esse é o ano do Coelho, todas as características já analisadas para o ano serão mais intensificadas para esse nativo, reverberando mais aspectos que sua energia traz, como o modo de conduzir suas ocorrências diárias, suas emoções e até seus valores internos serão mais expostos nesse momento do Coelho de 2023, pois tudo será identificado de forma mais fácil e acessível para você, já que as energias que circularão serão semelhantes às suas próprias.

Cuidados a serem tomados: Atenção para que a confiança em excesso não facilite a estagnação e a parada de energia, pois a dinâmica terá um modo mais tranquilo. Dessa forma, use sempre sua criatividade nata e procure não se acomodar.

Para os nativos de Dragão

O signo do Dragão tem suas características que lhe imprimem movimentos mais extravagantes, mesmo que tenham fundamentação baseada em movimentos de estabilidade, como o bom Dragão determina para si. Dessa forma, a transformação que o elemento Água oferece em todos os âmbitos trará um período de possíveis mudanças para esse nativo, que empreenderá em uma condição de renovação em vários sentidos.

Cuidados a serem tomados: não use a radicalidade nas suas ações e nas suas escolhas, use sua natureza espirituosa e inquietante para mergulhar nessa viagem cheia de transformações que o ano do Coelho de Água lhe trará em 2023.

Para os nativos de Serpente

Os nativos desse signo são os que possuem muita inteligência e espirituosidade para conduzir as ocorrências da vida em todos os âmbitos, dessa maneira, nesse ano de 2023 use a energia do elemento Fogo que pertence à sua constituição energética pessoal e preste atenção em insights a partir de suas meditações que lhes serão muito favoráveis.

Cuidados a serem tomados: Sua intuição estará mais aflorada nesse momento, aproveite para desenvolver essa habilidade nata e estabeleça uma comunicação interna eficiente para auxílio de desafios e dúvidas que podem ocorrer no caminho.

Para os nativos de Cavalo

É possível que as características do signo do Coelho desse novo ano equilibrem alguns aspectos desafiadores que o signo do Cavalo traz, como a impulsividade e os movimentos mais agressivos. Dê atenção para a possibilidade de exercitar mais reflexão antes de agir, pois essa condição poderá estar facilitada.

Cuidados a serem tomados: A Água Yin, preponderante nesse ano do Coelho favorecerá esse movimento mais introspectivo em sua constituição de energia. Conceda mais tempo para dar suas respostas, dessa forma, suas ações serão mais benéficas.

Para os nativos de Cabra

As ocorrências para o nativo de Cabra serão mais voltadas para os aspectos emocionais internos relacionados com sua ação e expressão, pois a caraterística intensa que o signo traz é justamente a presença emocional em seus acontecimentos. Fique atento para equilibrar a razão e a emoção na sua comunicação e nas suas escolhas para que a ação também evolua com o mesmo equilíbrio, não causando somatizações no físico em seu sistema.

Cuidados a serem tomados: Continue com seus cuidados com pessoas e coisas que trazem o sentido de vida para você, contudo não deixe que falsas expectativas lhe tragam aborrecimentos desnecessários, pois são o ponto de partida para que desperte desarmonia em seus processos emocionais.

 

 

Para os nativos de Macaco

Para esse signo, o ano de 2023 com a demanda do elemento Água em questão pode desenfrear uma sensação de cansaço mais que em outros anos, porém, similar ao ano de 2022. No entanto, se souber usar movimento com fluidez e sem rigidez, essa sensação pode ser bastante minimizada. Os movimentos que trazem estabilidade emocional para você esse ano são aqueles baseados em confiança que emanam segurança e certa tranquilidade tanto no momento que está fazendo quanto depois de ter realizado.

Cuidados a serem tomados: Atenção para o desgaste físico pois também há essa tendência, dessa forma, busque usar seu poder de estratégia para minimizar desgastes de energia desnecessários, priorizando suas necessidades.

Para os nativos de Galo

O signo do Coelho poderá lhe trazer mais gentileza e docilidade na sua maneira de agir e de se relacionar com as pessoas. O elemento Água poderá facilitar a comunicação e deixar mais flexível seu modo de comandar e controlar as coisas. Seu cuidado é para que não seja radical nas relações de comando e liderança e desequilibre justamente o modo como conduz a busca da realização de seus objetivos, pois há tendência ao excesso de controle.

Cuidados a serem tomados: Use sua capacidade inata de organização para direcionar essa energia de comando com suas tarefas pessoais diárias, porém, sem a rigidez e a cobrança que pode impor para si mesmo.

Para os nativos de Cachorro

Em 2023 o nativo de Cachorro pode sentir que está patinando em território estranho pelo excesso de Água em que se apresentará no ano. Sua atenção maior é para não se deixar fixar num ponto do terreno e perder a chance de experienciar outros locais que podem trazer enorme satisfação quando usufruídos.

 Cuidados a serem tomados: Saia da sua zona de conforto e estabilidade e aproveite os movimentos flexíveis e fluídos que o elemento da Água pode oferecer à você. Siga com confiança, mas se abra para novas experimentações, com a suavidade e o tempo mais calmo que o Coelho pode oferecer.

Para os nativos de Javali (ou Porco)

Reconhecer as condições exteriores do modo como elas são é um ponto que pode ajudar este nativo a lidar da melhor forma com as situações que podem ser desafiadoras. Encontrar e identificar o movimento que o elemento Água traz e tentar ver as coisas como elas são, e não como desejaria que fosse. Assim, sua constituição de energia será mais harmonizada e você terá mais equilíbrio físico e emocional nesse período em que as coisas estão se mostrando de forma mais transparente.

Cuidados a serem tomados: A sua expressão também pode ser bem trabalhada e ajustada para que consiga comunicar aquilo que deseja e precisa de forma mais autêntica e eficiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  O que é o Ano Novo Chinês e como celebrar? Por: Adriana Di Lima                                                         Professora e Consultora de Feng Shui e Astrologia Oriental Chinesa   O ano novo chinês é de fato um dos momentos mais esperados pelos chineses, pois é a festa mais importante da China. Ele também é conhecido como Ano Novo Lunar Chinês ou mais popularmente como Festival da Primavera. A sua data é determinada de acordo com o calendário lunar, por isso é comemorado o Ano Novo na China em janeiro ou fevereiro, dependendo do ciclo de movimento lunar.   Para o chinês, todo o entendimento da criação do universo é baseado na referência e no olhar sobre a própria natureza, dessa forma, o ano novo chinês também se apropria dessa consideração. O diferencial do Ano Novo na China é que ele tem uma duração de 15 dias de comemoração. Quanta festa! Esse período é extremamente importante para os chineses, pois é um momento que eles realizam uma pausa em seu trabalho e su

O Mapa de Quatros Pilares do Destino

O Mapa de Quatro Pilares é um estudo milenar compilado por Mestres e grandes pesquisadores da Astronomia e Astrologia, baseado na referência Oriental Chinesa. Os 4 Pilares da vida estão apresentados no Ano, Mês, Dia e Hora de nascimento, e traz informações relacionadas a influências cosmológicas que atuam de maneira particular em diferentes épocas da vida, do nascimento, o momento atual até o fim da vida, oferecendo previsão de ocorrências e indicando a melhor maneira de passar por elas. A principal informação que temos é sobre a constituição energética individual , avaliando possíveis desequilíbrios , falta ou excesso de energia em uma determinada estrutura da vida. Possibilita ainda saber se há alguma debilidade orgânica , avaliando a parte física. A valia se há algum desequilíbrio emocional ou bloqueios que impedem o desenvolvimento do ser humano de forma integral, reavaliando seus potenciais, a saúde, relacionamento, produção com enfoque na área profissional,